Por Um Mundo Ideal

por João Mendes 0

Quando se faz parte de uma grande família associativa como o Clube Slotcar da Trofa, noites como a de Sábado são a consequência natural do trabalho, do empenho e do altruísmo de um conjunto de pessoas que está disposto a fazer das tripas coração para fazer acontecer. E no passado Sábado aconteceu algo de muito raro na Trofa, concelho onde a cultura e as artes performativas são, lamentavelmente, um dos seus parentes mais pobres. Com uma ou outra rara excepção, sempre meritórias, o teatro, como outras formas de expressão cultural, pura e simplesmente não existem no concelho da Trofa. 

Sábado foi o culminar de meses de trabalho árduo, que envolveram uma centena de pessoas e se traduziram num belo musical, onde brilharam jovens e menos jovens, sob a batuta da incansável Susana Costa. Jovens e menos jovens no palco, mas também nos bastidores, do som e da iluminação à construção de cenários, passando pela caracterização, pelo desenho e criação do guarda-roupa e adereços, pela coordenação dos envolvidos e pelas mais variadas tarefas logísticas. Pessoas diferentes, com um talento singular e uma entrega sem reservas ou expectativa de ganhar algo com isso, unidas em torno de um projecto maravilhoso que tem pernas para continuar a andar. E continuará.

O resultado foi o que as 400 pessoas que no Sábado encheram o salão polivalente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Trofa puderam testemunhar. Uma peça de teatro musical fabulosa, plena de emoção, sorrisos e encantamento, para a qual o talento de todos os envolvidos convergiu, proporcionando a todos os presentes uma noite inesquecível e memorável, que certamente se irá repetir. Não podemos privar a Trofa de tanto talento! A Trofa e os trofenses merecem mais cultura, merecem mais teatro e merecem conhecer e desfrutar do talento destes amadores que mais parecem profissionais. E eles, actores, técnicos, staff logístico e todos os que, de uma forma ou outra, contribuiram para que a noite de Sábado fosse possível, merecem mais oportunidades. Ganha a Trofa, ganhamos todos, saímos reforçados.

A todos os que deram um bocadinho de si e do seu tempo, ao longo destes meses, para que a noite de Sábado fosse possível, aos actores e familiares, sempre disponíveis para apoiar este projecto, aos elementos do Clube mais directamente envolvidos – vocês sabem quem são e não andam atrás de reconhecimento público – aos patrocinadores, aos mais variados técnicos e restante staff, aos que ajudaram a espalhar a palavra e que garantiram uma sala esgotada bem antes da estreia, algo raro por cá, e à direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Trofa, sempre disponíveis e empenhados na construção de uma Trofa melhor, que abriram as suas portas como sempre fazem pelos mais variados projectos culturais que lhes são apresentados, o meu MUITO OBRIGADO! O meu MUITO OBRIGADO emocionado, de quem teve a oportunidade de sentir, sorrir e deixar-se encantar numa noite mágica por UM MUNDO IDEAL. É verdadeiramente uma grande honra, um grande orgulho e um grande privilégio poder fazer parte desta grande família que é o Clube Slotcar da Trofa, que há mais de 14 anos serve, independentemente das pedras no caminho, a Trofa e os trofenses. 

 

                                                                                                                                                                         *****

O Clube Slotcar da Trofa é uma das associações com maior actividade no concelho da Trofa. Uma associação onde cabem os nossos campeões do futsal, onde cabem as crianças que serão os craques de amanhã, que abre as portas a músicos, escritores e aos mais variados palestrantes, que organiza eventos solidários, que dá cartas, há vários anos, no bilhar, que patrocina a criação e distribuição de livros infantis, com mensagens de esperança, união, respeito e amizade, e que os leva a todas as crianças do concelho, ou pelo menos tenta, e que agora se aventura no mundo mágico do teatro. Não é coisa pouca, até porque muito mais poderia ser dito, para quem se mobiliza diariamente para criar e fazer acontecer. E as portas estão abertas a tantos quantos se quiserem juntar a nós, com as suas ideias, com os seus projectos e com a  sua vontade de dar de si pelos outros. E juntos, reforçaremos ainda mais o concelho da Trofa! 

João Mendes

Radicalmente contra todas as formas de instrumentalização dos recursos públicos em função dos apetites partidários e com um apetite insaciável pela desconstrução de mentiras e outros embustes que nos são diariamente oferecidos pelas elites dirigentes, a minha luta é por um concelho da Trofa mais transparente, mais íntegro e no sentido da evolução contínua, onde o poder cuja função é servir-nos pode e deve ser questionado. Das pessoas para as pessoas, sem medo nem clientelas.

Comentários

Deixar um comentário

Faça Login para comentar.