O primeiro mês do site E a Trofa é minha em números

por E a Trofa é Minha 0

Terminada a experiência na blogosfera, foi há pouco mais de um mês que o E a Trofa é Minha reabriu portas em formato de site, mais dinâmico, com mais informação e com um painel alargado, onde ao esmiuçar da realidade política e social da Trofa se juntam agora outras perspectivas e sensibilidades, ainda que seja prematuro fazer um balanço mais estruturado na medida em que muitos dos novos autores pouco mais fizeram até agora do que se apresentar. A procissão ainda vai no adro.

De qualquer forma, pretendemos com este texto partilhar com todos os nossos leitores aqueles que são os resultados do primeiro mês de vida deste renovado projecto. No período compreendido entre 9 de Julho e 10 de Agosto, o E a Trofa é Minha registou um total de 17.016 visualizações, o que dá uma média ligeiramente acima das 530 visitas por dia, distribuídas por 9297 acessos de 5304 utilizadores diferentes. Seria como se esta casa tivesse sido visitada por 14% da população trofense durante este primeiro mês de actividade.

No Facebook temos vindo a crescer em todas as frentes. Se contabilizarmos o alcance total de todos os textos publicados desde 9 de Julho na rede social, estamos a falar de aproximadamente 100 mil pessoas, um número já bastante significativo. E importa salientar tratar-se de alcance orgânico, não pagamos um cêntimo que seja ao Facebook para conseguir o tráfego que temos. A juntar a este alcance, contabilizam-se largas dezenas de partilhas e um número total de 1674 gostos, número que tem vindo a crescer todas as semanas.

Apesar de sermos uma plataforma focada no concelho da Trofa, e da esmagadora maioria dos acessos ser feita no distrito do Porto, a verdade é que recebemos visitas de 14 dos 18 distritos de Portugal Continental. A seu tempo chegaremos também a Vila Real, Bragança, Beja, Évora e ás regiões autónomas da Madeira e dos Açores.  

No plano internacional, e apesar da percentagem de acessos a partir de Portugal ser ainda mais esmagadora, importa referir que chegamos já a todos os continentes: tivemos acessos da quase totalidade dos países europeus, com excepção da Suécia, Finlândia, Roménia, Polónia, Bósnia e Montenegro, Sérvia, Estónia e Letónia, da totalidade da América do Norte (Canadá, EUA e México) e do Brasil, de África recebemos visitas der internautas de Angola, Moçambique, Namíbia, África do Sul, Marrocos, Tunísia, Congo e Quénia e ainda de países tão distantes como os Emirados Árabes Unidos, a Índia, o Japão ou a Austrália, em representação da Oceânia. É bom saber que, apesar da distância, também os nossos emigrantes e viajantes passam por cá.

Junto com esta informação, importa deixar duas notas finais, para conhecimento dos nossos leitores. A primeira para informar que, de hoje em diante, o número de visualizações por artigo deixará de estar visível. Sempre que a gestão do site entender, informará os seus leitores sobre esses mesmos números. A segunda e mais importante nota para agradecer a todos os amigos e frequentadores deste espaço, que vêm acompanhado a nossa actividade não só desde a Trofa mas dos quatro cantos do mundo, e que nos dão força para continuar este trabalho. É para vocês que todos os dias produzimos e publicamos estes conteúdos. Obrigado pelas mensagens de apoio, pelas dicas e sugestões de temas, sempre muito pertinentes, e sobretudo por estarem ao nosso lado. Afinal não somos lidos por meia-dúzia. Somos uma família de milhares de meias-dúzias.

Um abraço a todos e, uma vez mais, MUITO OBRIGADO!

A equipa de gestão do E a Trofa é Minha


Comentários

Deixar um comentário

Faça Login para comentar.