Este Domingo vá ao Coronado: a Zurra está de volta!

por João Mendes 0

A Zurra está de volta. Na sua terceira edição, a Festa do Burro da APVC regressa com boa música e actividades ao ar livre, boas para aproveitar os últimos raios de Verão, momentos e espaços dedicados à literatura, às artes plásticas, à fotografia e ao yoga, e, claro, os reis da festa: os burros. As caminhadas com os burros são, pela experiência que tive no ano passado, a actividade com mais procura nesta festa. Alguns adultos, quase todas as crianças, poucos são aqueles que ali passam sem interagir, ou pelo menos apreciar, ainda que por breves momentos, as vedetas cujo dia é celebrado.

No ano passado dei lá um salto, completamente às escuras, e fiquei francamente impressionado. O espaço é lindíssimo, à entrada somos recebidos pelos burros e por uma pequena multidão de crianças maravilhadas atrás deles, mais abaixo há uma figueira gigante no centro com um palco do seu lado direito, virado para um espaço que tem o desenho de um mini-anfiteatro natural. Por baixo da árvore, à sombra, cadeiras e bancos e muita gente sentada a conversar, a beber um copo ou apenas a relaxar. Havia uma cerveja artesanal muito boa, fabrico local, e estava lá a nossa Alexandra Santos, que eu não tive o prazer de ver declamar porque cheguei atrasado. Havia artesanato, exposições, boa comida e um ambiente acolhedor e bem-disposto. Foi uma experiência diferente e singular.

Na edição de 2016, e como podem ver no cartaz em cima, a APVC e Associação para o Estudo e a Protecção do Gado Asinino (AEPGA) dão palco ao talento de três artistas locais, De Velasco, Martinha Maia e Manuel Dias, mas também a alguém que dispensa apresentações: o mestre Alberto Carneiro. A música estará a cargo de Pedro Maia, João Campos e Pink Ponk. A 3ª Zurra – Festa do Burro, acontece este Domingo, no Coronado, e as suas portas abrem às 09h, terminando o certame, já com o sol-posto, pelas 21h.

A entrada, à semelhança do ano anterior, é livre. Mas se acha que deve, leve consigo um saco de ração e entregue-o à Associação Auaua, parceira da organização neste evento, que estará no local a recolher donativos e a promover uma campanha de adopção. Já para aqueles que querem participar na caminhada com Burros, deixo a informação em baixo que me parece tão clara como razoável, retirada da página de Facebook da Zurra. Apareçam! Vai ser um dia bem passado.

ZURRA | caminhada com Burros –– 11 Setembro, às 11h00
Deverá trazer roupa e calçado confortáveis. A inscrição é obrigatória –– enviar dados [nome, localidade, e-mail, nº telemóvel] para "valedocoronado@gmail.com"

E, já agora, ao inscrever-se, recomendamos que faça um Donativo Consciente –– dê o que quiser, nem que seja €1,00 (um euro) –– transferência para a conta APVC:
IBAN: PT50 0010 0000 5163 5820 0013 4

Ajude-nos a pagar as despesas do evento, até porque... os Burros não comem pedras e os Artistas não vivem do ar!

João Mendes

Radicalmente contra todas as formas de instrumentalização dos recursos públicos em função dos apetites partidários e com um apetite insaciável pela desconstrução de mentiras e outros embustes que nos são diariamente oferecidos pelas elites dirigentes, a minha luta é por um concelho da Trofa mais transparente, mais íntegro e no sentido da evolução contínua, onde o poder cuja função é servir-nos pode e deve ser questionado. Das pessoas para as pessoas, sem medo nem clientelas.

Comentários

Deixar um comentário

Faça Login para comentar.